Bem vindo ao teste de velocidade Speed Fiber
Nosso teste de velocidade em parceria com a speedtest.net e Simet, esta totalmente dentro das normas técnicas estabelecidas pelo CGI, Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Para uma melhor visualização o velocímetro da SpeedTest será aberto em uma pagina separada dispensando a habilitação de janelas pop-up em seu navegados.
A Velocidade de download se refere à rapidez com que um arquivo pode ser baixado de um serviço na Internet. O SIMET apresenta o resultado embasado em critérios técnicos para a realização do cálculo da velocidade disponível. Respeitando-se as boas práticas de uso do medidor, os resultados devem ser muito próximos ao valores anunciados por seu provedor de Internet.
Segundo resolução da Anatel, deve-se garantir um valor médio acima de 80% do valor contratado. Mas, caso os resultados persistam abaixo de 40% do valor contratado após diversas medições, você pode cobrar providências junto ao seu provedor.
A Velocidade de upload se refere à rapidez com que um arquivo pode ser enviado a um serviço na Internet. Esse valor costuma ser inferior à velocidade de download, e também deveria estar descrito no contrato com seu provedor de Internet.
As mesmas regras sobre utilização do medidor e resultados descritas sobre a velocidade de download valem para o teste de upload.
O Ping ou latência bidirecional é a medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar. Um valor alto afeta principalmente a qualidade da navegação na Web, em jogos on-line e em conversas com transmissão de voz e imagem em vídeo.
A Perda refere-se à porcentagem de “Perda de Pacotes” de uma conexão, ou seja, uma porcentagem de mensagens enviadas pela rede que não consegue chegar ao destino. Perdas costumam acontecer quando a rede está congestionada. Valores acima de 2% afetam significativamente a qualidade da navegação e a utilização de jogos on-line.
O Jitter é a variação da latência (atraso) na transmissão sequencial das mensagens. Se o seu acesso a Internet está funcionado bem, espera-se que, em uma sequência de mensagens enviadas, todas levem um tempo parecido para chegar ao destino.
Caso isso não ocorra, as mensagens podem chegar fora de ordem e ocasionar demora nas aplicações.
Para registrar o horário das medições, o SIMET utiliza um servidor com relógio sincronizado com a Hora Legal Brasileira através do protocolo NTP (Network Time Protocol).
Para saber mais sobre como o projeto NTP está organizado no Brasil, acesse NTP.br.
O SIMET é o único medidor a garantir que as medidas são realizadas contra servidores fora da rede do seu provedor. Para garantir a qualidade da medição por todo o país, foram alocados pontos de medição em mais de 20 localidades. Após a primeira medição, é possível escolher a cidade contra a qual o teste será feito dependendo das conexões de seu provedor.
Um mapa de nossos pontos de medição pode ser visto em: https://ix.br/localidades/atuais